Friday, January 26, 2007

Descobertas

Parqueio a minha amarela.
Está um frio de congelar todos os membros.
Entro em casa, Dave Matthews como banda sonora.
Hoje recebi um telefonema especial, vários até. :)



Fazer ERASMUS é um desafio. Mais que máximo.

Às vezes quero ser 100% belga e quase que por instantes me esqueço das minhas raízes. No fundo não esqueço – impossível seria – mas parece tornar tudo mais fácil e quiçá mais intenso. Se assim não fosse, na minha perspectiva um pouco exagerada, não viveria tudo aquilo a que “tenho direito” nesta terra belga.

Muitos estão a gozar os seus últimos dias, outros acabaram de chegar. Eu não faço parte nem do primeiro nem do segundo grupo. No entanto penso... Se tudo acabasse agora o que teria aprendido? Então escrevo uma pequena “composição” – regresso à primária! - sobre aquilo que já ganhei.

Fazer ERAMUS é muito mais do que viver e estudar num país estrangeiro.

“Vais passar dos melhores momentos da tua vida, momentos de loucura extasiante, mas também irás ter momentos complicados e só te vai apetecer voltar para casa.”

Felizmente nunca me apeteceu dar um passo atrás. Nos momentos mais nostálgicos – porque também os há – concentro-me no que me rodeia e há sempre qualquer coisa que me faz sorrir.

Descobres um bocadinho mais da tua complexa personalidade. Descobres mais do que imaginas!
Saudade. Sentimento tipicamente português. 7ª Palavra no mundo mais difícil de traduzir. De tempos a tempos lá bate à porta mas eu descobri que lido muito melhor com ela do que alguma vez pude pensar.
Descobri que aqui, os pequenos pormenores, têm ainda mais valor.
Descobri que o importante não é conhecer “não-sei-quantas” pessoas de nacionalidades diferentes e ter conversas em quatro línguas. Aqui, tal como noutro qualquer ponto do planeta, o que conta são as fortes ligações que estabeleces sem dar por isso. Um olhar cúmplice vale muito mais do que um jantar internacional bem regado.
Descobri que por mais ligações que estabeleças, os “teus” serão sempre os “teus”, e os “teus” têm sempre um lugar cativo. Mas também descobri que há sempre espaço para mais “teus”... E ainda bem que assim é!
Descobri que gosto de música electrónica e que tenho de gastar energias em festas non-stop.
Waffles com chocolate aconchegam o estômago depois de uma noitada e Portugal apesar de grande ainda é pequenino.
Descobri que viver com amigos é brutal!
Descobri que crescemos juntos sem dar por isso...


E sei que muito mais há para descobrir...

2 comments:

Anonymous said...

talvez seja a 7ª palavra do mundo mais dificil de dizer!!!pelo menos para mim é!!custa me dizê- lo: Tenho saudades tuas!!!

Anonymous said...

mesmo quando estás tão longe, tu consegues estar bastante perto :)